quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Esquema ideal de suplementação para atletas!!!

Atendendo a inúmeros pedidos de amigos e pacientes, resolvi publicar um esquema ideal de suplementação alimentar e potencialização nutricional, com os produtos mais indicados e suas respectivas descrições quanto à indicação, posologia, contra-indicação, dentre outros.
Segue abaixo toda a rotina, esclarecendo que todo esse esforço deve ser seguido de alimentação balanceada e treinamento específico para o caso.

ÓXIDO NÍTRICO (NITRO HMG):

Em associação aos treinos com sobrecarga, a atuação do Óxido Nítrico proporciona maior perfusão sanguínea e sensação prolongada de volumização e tonificação muscular mesmo após o treino. Mas estimular o Óxido Nïtrico não é tudo. Estudos Científicos evidenciam que a alta performance veno-muscular envolve a estabilização de uma enzima chamada Fosfodiesterase, molécula responsável pela neutralização do efeito de vasodilatação, e proteção muscular através da atuação de Antioxidantes de Amplo Espectro.
Além disso, é possível incrementar a produção de Óxido Nítrico através do reforço de um evento físico que acontece naturalmente no interior dos vasos sangüíneos de nosso organismo – é a chamada “Força de Cisalhamento” que nada mais é do que o choque natural entre o endotélio do vaso e os componentes sanguíneos, em especial as hemácias.
Dessa forma, é possível favorecer e estimular o crescimento saudável destas células, para que a produção de NO e conseqüente maior perfusão sanguínea, sejam ainda mais pronunciados.

O que é PERPETUAL PUMP?
Após os treinos com pesos os músculos ficam com maior volume e densidade devido ao fluxo sanguíneo aumentado em consequência dos próprios exercícios com sobrecarga. Só que esse efeito não dura mais de meia hora, pois entra em ação um metabólito especial chamado Fosfodiesterase que finaliza a essa perfusão sanguínea amplificada. Controlar a Fosfodiesterase então passa a ser um requisito essencial para manter a volumização muscular decorrente dos treinos com sobrecarga por mais tempo.
Quem deve tomar o Nitro HMG?O Nitro HMG deve ser tomado por atletas que desejam aumentar sua performance aeróbica e bodybuilders (praticantes de musculação) que desejam ter ganhos avançados de massa muscular e diminuir o tempo necessário para recuperação, prevenindo sintomas de overtraining.
Depois que eu parar de usar o Nitro HMG vou perder os efeitos de volumização muscular?Um dos mecanismos de ação do Nitro HMG é gerar um aporte otimizado de nutrientes especialmente desenvolvidos para a nutrição celular-muscular. Sendo assim os efeitos obtidos em termos de ganhos musculares não se restringem ao período de PERPETUAL PUMP. Os ganhos musculares obtidos com a combinação do Nitro HMG com exercícios de sobrecarga (musculação) são sólidos e cumulativos.
Posso utilizar outro suplemento junto do Nitro HMG?O aporte otimizado de nutrientes promovido pelo Nitro HMG faz com que o consumo de proteínas seja recomendado. Dessa forma o uso combinado do Nitro HMG com uma boa proteína (Whey Protein por ex.) pode trazer melhores resultados.
Sugestão de Uso: Um ciclo de utilização de NITRO HMG envolve a ingestão de 1 pack antes do treino, sendo importante pausar o produto pelo menos 2 dias por semana.Fase Pré-Competitiva: Para obter melhores resultados, você poderá fazer um Ciclo de Saturação (envolvendo a ingestão de 1 pack antes do treino e outro após, durante 3 semanas) e depois realizar Ciclos de Manutenção ingerindo somente 1 pack antes do treino.


Kit Ergogel (hGH + Testosterona) (CoEx5)
Nutrilatina AGE

Tenha os benefícios do HGH e da TST nesta combinação perfeita de produtos campeões. Ergogel-T e Ergogel hGH juntos, exercem atuação sinérgica potencializando a resposta endócrina dos dois mais importantes elementos ligados ao desempenho de força, crescimento e definição muscular, graças à soma do conjunto de ativos sobre a estrutura muscular.

Uso combinado de Ergogel hGH e Ergogel-T

A Testosterona diminui os níveis de GHBP (substância neutralizadora do hGH, o hormônio do crescimento), fazendo com que o corpo transforme-se no ambiente propício para o estímulo sobre o Hormônio do Crescimento. Por sua vez, o hGH amplifica a resposta celular ao estímulo anabólico da Testosterona. De maneira complementar, porém não menos importante, os dois hormônios juntos exercem atuação sinérgica sobre a supressão do Cortisol (hormônio catabólico), de modo a gerar maior crescimento muscular do que se fosse aplicada apenas uma formulação ao atleta."
Testosterona. Funções e correlação com hGH e a capacidade Sexual e Anabólica:
A Testosterona, como outros hormônios esteróides é derivada de moléculas de colesterol, e sua maior produção ocorre nos testículos, em estruturas chamadas células de Leydig. A Testosterona participa nos mecanismos de síntese protéica, promovendo o crescimento tecidual a partir de andro-receptores, e dentre seus principais papéis no organismo masculino, destacam-se suas funções virilizante e anabólica (massa muscular e força).
Testosterona e hGH (Human Growth Hormone = Hormônio do Crescimento), juntamente com a insulina, figuram como os mais importantes hormônios anabólicos produzidos pelo corpo humano.
No complexo jogo de balanço anabólico e sexual, observa-se que o Hormônio do Crescimento e a Testosterona são complementares e interdependentes, visto que apenas podemos atingir o auge de capacidade sexual, bem como desenvolvimento e qualidade muscular, quando ambos (hGH e Testosterona) encontram-se em quantidades ótimas no organismo.
ErgoGel - T AGE:
Suplemento estimulador, para aspersão sublingual. Combina fatores nanoformulados, correlacionados ao metabolismo da Testosterona.
A composição herbal responsável pela aromatização e característico sabor de ErgoGel T, traz consigo os princípios ativos através dos frutos de "Puncture Vine Extract", obtida por um exclusivo processo de Destilação por Arraste de Vapor, seguida de Extração Ativa e Filtragem Fracionada.
Este processo foi padronizado pelo laboratório de pesquisas da Nutrilatina, resultando em Hidrolatos Modificados, fontes de Saponinas Esteroidais em sua forma ativada. Estas Saponinas, obtidas em Nanopadronização, asseguram alta Biodisponibilidade e aceitação Farmacocinética por parte da mucosa sublingual.
Esta predominante composição herbal, combina-se com 3 peptídeos mineralizados, de Arginina e Aspartato, complexados com Zinco, Magnésio e Manganês, que catalisam e capacitam o corpo para a síntese da Testosterona.
Para que exista a efetiva síntese protéica, por fim entram em ação uma combinação específica de 5 Vitaminas do Complexo B, para que o núcleo celular possa oferecer a melhor resposta anabólica natural. (Fonte: Prasad AS, Mantzoros CS, Beck FWJ, Hess JW and Brewer GJ.)
ErgoGel - hGH AGE:
O principal ativo de ErgoGel hGH é baseado em um fluído pré-lácteo microfiltrado, que é fonte de moléculas biodisponíveis, onde destacam-se os IGF-1 e IGF-2 (Insulin-Like Growth Factors), TGF-Beta (Transforming Growth Factor Beta), EGF (Epidermal Growth Factor), Lactoferrina, Alfa-Lactalbumina e Beta-Lactoglobulina. (Fonte: Nature Cell Biology – Revista / Base de Dados aceita pela Comunidade Científica.)

Sugestão de Uso: Posicione a válvula logo abaixo da língua e pressione 4 vezes, mantenha o produto em contato com a mucosa sublingual por 40 segundos. Para treinos musculares intensos, usar pela manhã, antes do treino e antes de dormir. Para estímulo de tônus e lipo-oxidação, use duas vezes ao dia sendo 1 antes de dormir.

WHEY PROTEIN ISOLADA:

Iso Protein ® contém 100% de Whey Protein Isolate (WPI), a proteína de mais alto valor biológico (BV de 154) disponível atualmente. Cada dose fornece 52g da mais pura proteína, sem carboidratos, gorduras ou lactose.A proteína é o nutriente mais importante para quem quer ganhar massa muscular. A verdade é que um bodybuilder não existe sem proteína. Isso porque a proteína é a matéria prima para a construção de todo o seu tecido muscular! Mas o que algumas pessoas não sabem é que nem toda proteína é igual. As proteínas são classificadas de acordo com os seus valores biológicos (BV), que são números dados a elas para determinar suas disponibilidades para o organismo. A proteína de mais alto valor biológico (BV de 154) disponível atualmente é a proteína isolada do soro do leite, também conhecida como Whey Protein Isolate (WPI). Suas cadeias curtas e peptídeos fazem com que ela fique disponível para absorção quase que imediatamente - cerca de apenas 10 minutos após sua ingestão.
É de certa forma uma proteína turbinada. É o melhor investimento que você pode fazer em termos de proteína, e essa é uma opinião quase unânime entre os especialistas.Whey Protein Isolate tem a característica de ser um suplemento de recuperação pós-exercícios por excelência. É nessa hora crítica depois de um estresse físico intenso aonde as células estão como esponjas para absorver os nutrientes.
O apetite das células nesse momento e as propriedades da rápida bio-disponibilidade da Whey Protein Isolate (WPI) fazem com que a recuperação e os ganhos musculares sejam completos.
ISO Protein®: O ISO Protein® da Body Size fornece 52g do mais puro WPI por dose processado usando a tecnologia ion-exchange, o que garante a você não somente o mais rápido resultado que a tecnologial nutricional atual permite, mas como também são mantidas todas as propriedades antioxidantes do Whey, sendo também considerado uma dose forte de saúde para seu corpo. O ISO Protein® da Body Size é facilmente misturado em qualquer líquido e o sabor é incrível. A pureza da proteína, usando matérias primas importadas e o processo de isolamento mais avançado permitiu uma atenção especial ao sabor maior do que em todas as outras formas de proteína.
Com o ISO Protein® você vai com certeza turbinar seus ganhos musculares. Além disso a ISO Protein® é livre de lactose, podendo ser consumida também por aquelas pessoas com intolerância a lactose.

Dúvidas frequentes:
1. Qual são as melhores horas de tomar o ISO Protein?
Os momentos ideais para você tomar o WPI são logo após malhar e logo após acordar, quando seu corpo está precisando de proteína de rápida absorção imediatamente.
Ao acordar: Procure fazer o seu café da manhã logo ao acordar tomando um shake contendo o WPI junto com sua fonte preferida de carboidratos, o que para muitos é o pão. Carboidratos de baixo índice glicêmico são indicados neste momento, portanto dê uma maior atenção as fibras e dê preferência ao pão integral.
Após malhar: Logo após malhar faça um shake com o WPI e carboidratos simples de rápida absorção. Boas alternatinas de carboidratos são frutas, mel e dextrose. Os carboidratos simples vão a judar seu corpo absorver o máximo de WPI e melhorar ainda mais seus resultados. Assim você terá a melhor nutrição pós-treino possível e estará transformando cada gota de suor em resultados.
Porém o que você precisa saber é que da mesma forma que o WPI é rapidamente absorvido, suas concentrações na corrente sanguínea caem mais rápido do que com as outras proteínas.
Então outra dica importante é fazer uma nova refeição protéica 2 horas após a ingestão do WPI que você fez logo depois dos treinos. Nesta nova refeição escolha proteínas completas e carboidratos complexos. Boas fontes de proteína nestes momentos são WPC (whey protein concentrate - o Whey normal que você está acostumado), albumina, frango e carnes em geral.Uso combinado de NO2 e ISO Protein®:
O Óxido Nítrico provoca um aporte maior de nutrientes para as células musculares, incluindo a proteína isolada do soro do leite (WPI) de alto valor biológico (BV 154) do ISO Protein® que é a principal matéria prima para a formação de tecido muscular.
Essa combinação de fatores é tida por alguns especialistas como a mais sensacional para o anabolismo muscular
Sugestão de Uso: Diluir no liquidificador ou em SHAKER, 2 medidas dosadoras (62g) em 350ml de água ou suco de frutas. Consumir após o treino ou conforme orientação profissional.
Porém o que você precisa saber é que da mesma forma que o WPI é rapidamente absorvido, suas concentrações na corrente sanguínea caem mais rápido do que com as outras proteínas.
Então outra dica importante é fazer uma nova refeição protéica 2 horas após a ingestão do WPI que você fez logo depois dos treinos. Nesta nova refeição escolha proteínas completas e carboidratos complexos. Boas fontes de proteína nestes momentos são WPC (whey protein concentrate - o Whey normal que você está acostumado), albumina, frango e carnes em geral.

WHEY PROTEIN:

ULTRA IPC WHEY promove o ambiente metabólico adequado para a construção muscular porque reúne os nutrientes necessários para que uma dose ofereça eficiente concentrado de proteínas de alto valor biológico associado ao exclusivo IPC FACTOR (Insulin Production Control Factor), que contém em sua fórmula vitamina B6, Cromo-quelato e uma combinação de glucídios bioativos desenvolvidos pelo centro de pesquisas da NUTRILATINA para maximizar os benefícios já conhecidos do Whey Protein.Essa tecnologia garante uma nutrição inteligente, que considera a bioquímica do organismo para promover aumento de massa magra. Isso significa que cada dose de proteínas ingerida será aproveitada ao máximo.

Sugestão de Uso: » OPÇÃO 1 – ATLETAS DE MUSCULAÇÃO E FISICULTURISMO: São recomendadas 4 a 5 doses ao dia, visando o balanço positivo de nitrogênio e o fornecimento de elevadas concentrações de aminoácidos para as fases mais intensas do treinamento. Para o consumo de 5 doses, prepare uma dose pela manhã, próximo ao desjejum, uma dose durante à tarde, uma dose antes da atividade física (pelo menos 2 horas antes da atividade), outra dose até 1 hora após a atividade física e outra à noite (pelo menos 2 horas antes de dormir).
» OPÇÃO 2 – DESPORTISTAS DE MODALIDADES DIVERSAS: São recomendadas 3 a 4 doses ao dia, visando estabelecer importante suprimento de nitrogênio protéico para o trabalho muscular. Para o consumo de 4 doses, prepare uma dose pela manhã, uma dose durante à tarde, uma dose pelo menos 2 horas antes da atividade física e outra dose até 1 hora após a atividade física.
» OPÇÃO 3 – PRATICANTES DE FITNESS: São recomendadas 3 doses ao dia, visando uma complementação protéica à alimentação diária. Prepare uma dose pela manhã, uma à tarde e outra dose até 1 hora após a atividade.

Recomendação: Crianças, gestantes, idosos e portadores de qualquer enfermidade devem consultar o médico e/ou nutricionista. Manter o produto bem fechado, em local seco, longe calor e da luz direta. Após aberta a embalagem, recomenda-se consumir em 30 dias para melhor conservação das características do produto. Sem adição de açucares. Este não é um alimento com valor energético reduzido.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Caso clínico em Traumatologia - JOELHO FLUTUANTE

Fixação externa para estabilização relativa do membro inferior esquerdo.

Fratura cominutiva do fêmur esquerdo.

Deformidade clínica segmentar no M.I.E.


Proximidade ao paquete vásculo-nervoso femural.

Fragmento ósseo proximal do fêmur com extensa injúria às partes moles adjacentes.

Fraturas diafisária dos ossos da perna esquerda - Note a grande instabilidade.


Fratura extensa e cominutiva, além de exposta, do fêmur esquerdo.

Quando nos deparamos com o dia-a-dia da rotina dos Pronto-socorros de uma cidade com perfil de metrópole, como Manaus, capital do Amazonas, sabemos que a cada segundo novas intercorrências podem nos fazer pensar que há sempre algo inédito a ser estudado e aprendido e, aliás, foi com esse intuito que tive a idéia de originar esse Blog.

Hoje discutiremos sobre uma situação não tão rara, porém de notória relevância pra formação daqueles que gostam de sentir o friozinho na barriga característico de quem labuta nos Serviços de Urgência e Emergência... o Joelho Flutuante!!! Trata-se de uma trauma ortopédico, resultante de mecanismo de ação com altíssima energia, e que resulta na perda de continuidade entre duas superfícies ósseas (lembrem do conceito na aula de fraturas?) , mais precisamente localizadas no fêmur (osso da coxa) e tíbia (osso da perna), o que faz com que o joelho fique solto, instável.

A abordagem é a mesma de sempre para traumas com alta energia, seguindo o ABCDE da ATLS, seguidos da conduta especializada, que depende do perfil das fraturas, sejam elas expostas ou fechadas, cominutivas ou com traço simples.
No caso abordado aqui, temos uma situação onde a fratura do fêmur foi exposta (quando há comunicação do hematoma fraturário com o meio externo) e a da tíbia foi fechada, porém acompanhada da fratura da fíbula, resultando em maior instabilidade.
Nesse caso em particular, obedecendo os critérios de controle dos danos, procedemos com a fixação externa de amabas as fraturas, sendo que a do fêmur, que tinha uma ferida de apenas 0,5 cm, foi ampliada e tratada exaustivamente com irrigação e debridamento cirúrgicos. Tal conduta se explica quando imaginamos que a estabilização relativa obtida pelos fixadores em questão, trará ao paciente e à equipe de enfermagem maior conforto para manipulação do doente politraumatizado, além do que fará com que o risco de comorbidades, como tromboembolismo e síndrome compartimental, seja bem menor!!!