segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Parceria entre Rede Amazônica e SBOT - Regional Amazonas

Quando nós, atual Diretoria da SBOT - Regional Amazonas, fomos eleitos e assumimos a responsabilidade de representar todos os ortopedistas e traumatologistas do Estado do Amazonas, sabíamos que nossa missão não seria fácil!
Muitas idéias surgiram, muito ou pouco exeqüíveis, na tentativa de tornar nossa Classe ainda mais representativa frente à Sociedade.
Eis que quando da execução de tais idéias surgiram, então, grandes parceiros... dentre eles a Rede Amazônica de Rádio e Televisão!
Nascia aí uma parceria de incontestável sucesso, levando a toda a Região Norte do Brasil, por meio do Amazon Sat, informações sobre Ortopedia e Traumatologia!
Após um início discreto, nos vemos hoje realizando Palestras, ao vivo, na rede aberta e fechada de transmissão, no rádio e na televisão, com os mais renomados médicos especialistas de nossa cidade, levando a uma imensidão de pessoas orientações que visam lhe proporcionar saúde e bem estar!
Temas como "pé chato", "hérnias de disco", "osteoporose", "medicina do esporte"... vêm despertando extremo interesse, solidificando a idéia do Projeto e tornando a iniciativa de ambos ainda mais louvável!
A todos os amigos que tenham acesso ao Amazon Sat, de qualquer lugar do Brasil, seja pela NET, SKY ou outros, peço que participem com suas dúvidas pelo twitter/facebook do Programa, ou ainda por meio deste Blog! O Programa acontece sempre aos sábados, de 09:30 as 10:30 hs!
Estamos, como sempre, a sua inteira disposição!
Muito obrigados a todos pela audiência!

Doutor, como organizo minhas refeições?!

Pergunta muito comum no meu consultório...
Quero começar essa postagem de hoje falando que não sou nutrólogo de formação, mas como médico especialista em prática esportiva, e tendo uma rotina diária de atleta (dieta, repouso, exercícios...) me aprofundei no tema, me sentindo capaz de expor aqui opinião sobre o assunto, não em relação ao que comer, mas de que forma comer, educando seu corpo!
A maioria de nós já ouviu dizer que o café-da-manhã é a mais importante refeição do dia! Isso é verdade... em parte! Não diria ser a mais importante, pois todas têm sua importância, mas com certeza é determinante pra que o restante do dia seja ainda mais produtivo!
Alimentar-se pela manhã deve ser uma prática costumeira, pois isso faz com que seu organismo receba os nutrientes que precisa e entenda que a "batalha" está começando. Seu tracto gastro-intestinal começa a funcionar, com nutrientes sendo absorvidos e toxinas, produtos da digestão, sendo eliminadas.
E se eu não gosto de tomar o desjejum?! A explicação pode estar na refeição anterior, feita à noite antes de dormir. Provavelmente vc comeu demais (e na hora errada), acordando ainda com aquela sensação de plenitude e mal estar. Sei que muitos sabem do que estou falando. Isso te faz acordar sem apetite, e aí lá se vai o tão importante despertar pros alimentos. Literalmente, seu intestino acorda "preguiçoso", e na hora errada. Seu dia está comprometido!!!
Aí não adianta comer "até o prato" no almoço, pois haverá uma nova sobrecarga ao estômago e intestinos, com mais desvio sanguíneo para digestão, menos sangue pro sistema nervoso e... mais preguiça. Seu dia está perdido!!!
Crie o hábito, e passe a seus filhos, de fazer tal refeição! Se não tem o costume, comece com uma "banda" de frutas como mamão, melão, maçã... evolua para cereais e derivados do leite! Crie o hábito de passar em uma padaria, reunir com amigos ou conhecidos, e comer seu pão (comum, integral... não importa) com café ou suco! Você ganha uma reunião com amigos e faz seu dia começar a todo vapor! Tudo, claro, sem exageros!!!
Tomando café, você chegará ao almoço sem tanta fome, o que te fará comer alimentos saudáveis, com calma e na quantidade certa! A fome é uma grande inimiga, pois nos faz perder os limites! Lembrem sempre disso!!!
Almoce, faça um lanche durante a tarde (frutas, barra de cereais...) diminuindo o intervalo entre as duas principais refeições! Isso lhe fará chegar bem ao jantar, sem tanta fome, comendo coisas mais "leves" (sopas, saladas...) em menores quantidades e de mais fácil digestão! O sono será muito melhor, o repouso mais completo e o dia seguinte já começará bem!
Outra boa dica, pra quem tem saúde comprovada, está com exames em dia, e só quer perder um pouco de peso, é realizar exercícios físicos aeróbicos em jejum, aumentando assim as necessidades metabólicas imediatas e consumindo energia oriunda da gordura! Após, aí sim, faça um bom desjejum, balanceado e inteligente! Nunca prolongue o jejum, pois a queda nos níveis de glicemia (açúcar no sangue) pode levar a diminuição no nível de consciência e até desmaios!
Exercícios físicos são essenciais e ajudam muito em todo esse processo!!!
Espero que com essas informações vocês possam comer, beber, fazer exercícios e dormir... MELHOR!!!
Consulte sempre um Clínico geral... Cardiologista... Médico do Esporte... Nutricionista... antes de chegar no Profissional de Educação física! Seus riscos de complicações serão muito menores!!!

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Perguntas de academia (Parte 1)

Resolvi me usar deste espaço para esclarecer dúvidas pertinentes em relação à prática esportiva, principalmente nas academias, uma vez que venho sendo interrogado com freqüência por alunos e profissionais da Educação Física.
Ressalvo que minhas explicações baseiam-se exclusivamente em orientação médica.
A maioria das perguntas é relacionada com emagrecimento saudável!
Emagrecer só com dieta até existe, mas pode produzir o "efeito sanfona" por não focar no resultado a longo prazo.
O emagrecimento passa sim por uma avaliação inicial e multidisciplinar de profissionais como endocrinologista, nutrólogos, cardiologista e ortopedista, que determinam não só a readequação alimentar, mas a existência (ou não) de comorbidades como problemas de tireóide ou cardiológicos.
Nunca comece uma atividade física sem tais avaliações! Os resultados podem ser catastróficos!
A alimentação tem relação direta com a perda de peso! O ganho de energia necessário para prática esportiva pode vir de açucares (carboidratos) ou das gorduras!
Exercícios de alta intensidade, em poucas repetições, consomem mais os carboidratos, sendo mais utilizados para ganho de massa muscular e consequente ganho de peso! Exercícios de média ou baixa intensidade, com muitas repetições, consomem mais energia oriunda das gorduras e, por isso, são mais indicadas para quem quer perder peso!
Em academias, quem já não escutou a seguinte frase: "quem quer crescer não corre e nem usa aparelhos!" isso é verdade... em parte!
Comer alimentos de fácil digestão (granola, frutas, legumes...), assim como mastigá-los bem, faz com que evitemos o abdome distendido, que aumenta a pressão intra-abdominal e sobrecarrega o músculos anteriores, resultando na indesejável barriguinha. Outro ponto importante para um abdome definido, em relação a alimentação, é comer sem pressa, evitando engolir muito ar, o que também contribuiria para flacidez da parede abdominal.
Correr, seja em esteira ou em vias públicas, é um excelente exercício aeróbio e uma grande arma para o emagrecimento, porém sempre usando o equipamento correto, como roupas leves e de boa ventilação, além de um tênis que respeite sua pisada, seja esta pronada, supinada ou neutra.
Correr de forma correta, evitando desgastes, com ritmo respiratório e freqüência cardíaca controlados à sua realidade e aptidão, tb são pontos importantes! O uso de equipamentos que medem tais parâmetros segundo a segundo são necessários!
Correr produzindo ruídos ou trepidando a esteira com fortes pisadas pode ser o prenúncio de que algo está errado! Muita atenção! Em caso de dúvida, consulte o professor de Educação Física, quase sempre presente em salões de academia!
Medidas extremas como correr longos períodos (1 hora, p.ex.) em jejum, muito usada visando emagrecimento e definição muscular, podem ser perigosos e dependem de toda essa avaliação já mencionada!

Finalizo com uma frase, tb de academia: "Antes de correr, aprenda e se prepare para andar!"

Forte abraço e aguardo seus futuros e-mails!!!