Não resta dúvidas de que a maior preocupação dos praticantes da musculação, seja no estilo "fitness" ou "monster", é como conseguir a tão sonhada hipertrofia muscular.
A busca é incessante e as vias as mais diversas, porém tecnicamente falando (que é a nossa missão), tentarei expor alguns pontos que julgo mais importantes.
É muito comum você escutar as mais diversas dicas em relação à associação entre exercícios aeróbios e anaeróbios. Correr antes ou depois da prática de exercícios com peso?! Eis uma das mais complicadas questões!
A moda atual, e quase unânime nas academias, originado principalmente pelos praticantes de fisiculturismo, é q devemos realizar o exercicio aeróbio (caminhada em esteira, bicicleta ou elíptico) num período médio de 45 minutos, quase sem carga e sem esforço, no final da prática, com o intuito de "queimar" gorduras e causar maior definição por isso. Mito?! Vamos a uma explicação técnica...
Temos 2 (duas) enzimas que trabalham antagonicamente e que quando analisadas nos demonstrarão se estamos "ganhando" ou "perdendo" massa muscular. Logicamente, tem tudo a ver com a hipertrofia. São elas:
AMPK - sinalizador do aumento da capacidade aeróbia, representando um potente sinalizador da queima de gordura. Funciona como um estimulante para tal;
MTor - sinalizador do ganho de músculos. Grande indicador da ganho para massa muscular.
Quando o primeiro está em alta, sabemos que estaremos queimando muita gordura e ganhando definição, porém não adianta tentar fazer hipertrofia, pois a mesma estará inibida.
Em contrapartida, se o segundo for mais proeminente, pode caprichar na alimentação hiperprotéica e e hipercalórica, assim como nos exercícios com carga, que seus músculos estão prontos para "aumentar".
Então, correr antes, por 10 minutos, para aquecimento, me parece mais viável! No final, o risco de dano muscular pela perda de força, propriocepção e equilíbrio (causados pelo estresse) me parece maior! Além do que, como vimos, há um balanço negativo para "ganho".
Sem mais... Forte abraço!