Resolvi me usar deste espaço para esclarecer dúvidas pertinentes em relação à prática esportiva, principalmente nas academias, uma vez que venho sendo interrogado com freqüência por alunos e profissionais da Educação Física.
Ressalvo que minhas explicações baseiam-se exclusivamente em orientação médica.
A maioria das perguntas é relacionada com emagrecimento saudável!
Emagrecer só com dieta até existe, mas pode produzir o "efeito sanfona" por não focar no resultado a longo prazo.
O emagrecimento passa sim por uma avaliação inicial e multidisciplinar de profissionais como endocrinologista, nutrólogos, cardiologista e ortopedista, que determinam não só a readequação alimentar, mas a existência (ou não) de comorbidades como problemas de tireóide ou cardiológicos.
Nunca comece uma atividade física sem tais avaliações! Os resultados podem ser catastróficos!
A alimentação tem relação direta com a perda de peso! O ganho de energia necessário para prática esportiva pode vir de açucares (carboidratos) ou das gorduras!
Exercícios de alta intensidade, em poucas repetições, consomem mais os carboidratos, sendo mais utilizados para ganho de massa muscular e consequente ganho de peso! Exercícios de média ou baixa intensidade, com muitas repetições, consomem mais energia oriunda das gorduras e, por isso, são mais indicadas para quem quer perder peso!
Em academias, quem já não escutou a seguinte frase: "quem quer crescer não corre e nem usa aparelhos!" isso é verdade... em parte!
Comer alimentos de fácil digestão (granola, frutas, legumes...), assim como mastigá-los bem, faz com que evitemos o abdome distendido, que aumenta a pressão intra-abdominal e sobrecarrega o músculos anteriores, resultando na indesejável barriguinha. Outro ponto importante para um abdome definido, em relação a alimentação, é comer sem pressa, evitando engolir muito ar, o que também contribuiria para flacidez da parede abdominal.
Correr, seja em esteira ou em vias públicas, é um excelente exercício aeróbio e uma grande arma para o emagrecimento, porém sempre usando o equipamento correto, como roupas leves e de boa ventilação, além de um tênis que respeite sua pisada, seja esta pronada, supinada ou neutra.
Correr de forma correta, evitando desgastes, com ritmo respiratório e freqüência cardíaca controlados à sua realidade e aptidão, tb são pontos importantes! O uso de equipamentos que medem tais parâmetros segundo a segundo são necessários!
Correr produzindo ruídos ou trepidando a esteira com fortes pisadas pode ser o prenúncio de que algo está errado! Muita atenção! Em caso de dúvida, consulte o professor de Educação Física, quase sempre presente em salões de academia!
Medidas extremas como correr longos períodos (1 hora, p.ex.) em jejum, muito usada visando emagrecimento e definição muscular, podem ser perigosos e dependem de toda essa avaliação já mencionada!
Finalizo com uma frase, tb de academia: "Antes de correr, aprenda e se prepare para andar!"
Forte abraço e aguardo seus futuros e-mails!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário