domingo, 28 de outubro de 2007

O que acontece se eu não operar meu joelho Doutor???

Equipe pronta para mais uma prótese de joelho .

Iniciando o procedimento...

Visão de perfil do joelho acometido - Notar a intensa artrose, com desgaste cartilaginoso importante!!!

Menisco totalmente degenerado pelo processo de desgaste anormal. Assim como eles, os ligamentos também sofrem com o desgaste progressivo, até ruptura completa.

Note o desgaste intenso da superfície articular, praticamente sem cartilagem.
Osso com osso.

Prótese posicionada. Note seus componentes de metal, intercalados com polietileno, o que aumenta sua resistêcia à carga e tensões angulares.


Essa é uma das perguntas mais comuns em meu ambulatório, especializado em patologias do joelho e Medicina desportiva. Parte dessa dúvida reside no medo que qualquer paciente tem em relação ao procedimento cirúrgico, principalmente quanto a anestesia, e aos seus respectivos resultados.
Temos grande parcela de culpa nisso, pois nos ambulatórios pré-operatórios as dúvidas não são devidamente esclarecidas, por meio de videos, artigos e fotos, expondo ao paciente a real situação pela qual passará.
Foi com esse objetivo que resolvi usar esse espaço, como meio de solucionar tais problemas, principalmente no meu meio de trabalho diário!!!
Mas o assunto aqui será o resultado patológico daqueles pacientes que não quiseram operar e que tinham instabilidade ântero-lateral presente, com indicação absoluta para tratamento cirúrgico.
A evolução natural é comparável a um pneu de um carro com suspensão desequilibrada ou desalinhada... gasta de um lado e mantém a normalidade no outro, resultando em inapetência funcional final. O mesmo acontece com nosso joelho, pois a instabilidade resultante da lesão ligamentar faz que haja atrito anormal e sobrecarga entre superfícies articulares, que leva ao desgaste anormal da cartilagem e à tão temida ARTROSE, que nada mais é do que destruição cartilaginosa com exposição do osso subcondral... atrito osso com osso... resultando DOR INTENSA e INCAPACIDADE PARA DEAMBULAÇÃO!!!
Nesses casos, na maioria das vezes, só a prótese total do joelho é a solução... última saída de resolução!!! Cirurgia de salvação!!!
Com a prótese, retiramos cirurgicamente toda a superfície articular do joelho (fêmur distal e tíbia proximal), implantando uma superfície metálica no fêmur e tíbia, com auxílio de cimento especial, intercalados com polietileno, material resistente a choque e carga. Os resultados, guardadas as devidas proporções, é excelente!!!
Mas existem indicações que devem ser seguidas sempre, como idade maior do que 60 anos (salvo para casos de doenças reumáticas pré-existentes, que levam à degradação articular precoce), dor intensa inclusive em repouso, comprometimento grave de 2 ou mais compartimentos do joelho (são 3 ao todo), além de deformidade progressiva com desvio do eixo mecânico de todo o membro inferior analisado.
Uma última consideração é aquela que fala na qualidade do material empregado. Infelizmente nossa indústria nacional ainda não é capaz de produzir uma material de qualidade, fazendo com que ainda tenhamos que recorrer ao material importado, muitas vezes mais caro. É a vida!!!

20 comentários:

Anônimo disse...

MINHA AVÓ TEM ARTROSE, E JA FEZ VARIAS APLICAÇÕES, DOUTOR ISTO RESOLVE MESMO?

Anônimo disse...

JÁ VI MEU JOELHO, POIS FIZ 3 CIRURGIAS POR MOTIVO DA LESÃO DA CARTILAGEM, MAS SINTO AINDA DORES FORTES COMO NESSE MOMENTO, SEI QUE O ESSENCIAL É MANTER O PESO. PORQUE COLOCAR SACO DE GELO ALIVIA A DOR?

OBS: DOUTOR CRISTIANO GRIMM MENEGAZZO É UM ESCELENTE ORTOPEDISTA E CREIO QUE VC TAMBEM.

Unknown disse...

Boa Tarde!

Tenho 37 anos, mas, a 02 anos atrás, fiz video artroscopia nos 02 joelhoes, por que havia desgaste na cartilagem. Dia 14/09 refiz a video no joelhodireito novamente e, as imagens que vi foram as mesmas da anterior. O médico mostrou que minhas cartilagens são extremamente moles, após raspagem, disse que iria fazer tratamento durante 06 meses, se não tivesse melhora, deverei abrir o joelho e fazer um implante. 1º Que tipo de tratamento existe e se há algum medicamento para que ocorra o fortalecimento da cartilagem? Se existe qual o tempo do tratamento?
Se poderei ainda ter vida ativa normal, ao minimo uma corrida, ou outro exercício, pois gosto de futebol, e há 02 anos não pratico.

Unknown disse...

Olá Doutor, a 15 dias sofri um acidente jogando futebol. Levei um carrinho do lado esquerdo da perna esquerda e na hora já cai com a minha perna praticamente solta do joelho,fui socorrido e levado a um hospital público, por falta de especialistas me colocaram uma tala e marcaram uma consulta para mais 30 dias, segundo o médico plantonista seria ligamento medial rompido. Gostaria de saber se corro algum risco de ter alguma complicação nesse quadro pela demora no atendimento?

Junior Lara Campos disse...

Otimo esclarecimento, tenho 58 anos,sentia uma fisgada quando jogava tenis. fui operado em 04/2008 por um mau cirurgião.
Depois de operado fiquei mt pior, consultei medicos, na opinião geral deles eu estava com inflamação no joelho.
Na sexta feira vou por uma protese total, e dou um conselho aos visitantes ANTES DE FAZER QUALQUER CIRURGIA CONSULTE OUTROS MEDICOS.

Junior Lara Campos disse...

Depois de 2 meses com uma protese total (importada) estou otimo, já pratico caminhadas diarias e o mais importante não tenho mais dor e não tomo remedio algum.

Ana disse...

eu tenho um problema na cartilagem. eu tenho a cartilagem amolecida e isso provoca-m dores. ja procurei um ortopedista mas nao resolveu o meu problema. como posso resolve-lo

Luciana disse...

boa noite doutor,

Não conhecia seu trabalho até este momento, procurando informaçoes sobre traumas no joelho, me deparo com seu site (blog), gostaria muito se possível for do teu auxilio para minha monografia que logo iniciarei, gostaria muito de sair daqui do norte de minas para poder conhece-lo e tirar minhas dúvidas pessoalmente mais é bem difícil.Por isso se possivel for e se vc aceitar podemos manter contato via msn, telefone...qdo possível for para vc.
Grata,
Luciana Torres (Pós graduanda em Reabilitação Desportiva.

ltproducoeseeventos@hotmail.com
lucianatp2010@hotmail.com

Unknown disse...

Boa noite Doutor.
Tenho 30 anos,me chamo Poliana, sou professora de Educação física e no dia 20/09/2010 sofri uma lesão que resultou na rotura total de LCA.
Vou fazer a cirurgia em abril(tinha 2 semanas que tinha refeito meu plano de saúde - 6 meses de carência); meu médico disse que poderia esperar esse tempo.
Não tive tempo de conversar com ele sobre o procedimento e qual a melhor opção de enxerto.
Gostaria de saber, tirar umas dúvidas com o senhor:
1- Eu, antes da lesão, jogada volei, tênis e corria. Para voltar a praticar essas atividades, tem um melhor tipo de enxerto recomendado?
Ouvi dizer que com o terço médio do tensão patelar é mais forte, porém mais suscetível a tendinites (essa tendinite é durante a reabilitação ou pós-operatória?).
Se puder me esclarecer, eu ficarei muito grata.
Goiânis, 09 de fevereido de 2011.
Poliana Henrique.

Yara disse...

Boa noite!

tenho 16 anos, e sinto muita dor nos joelhos,só q o da esquerda é o que mais incomoda. E tem alguns movimentos que quando faço ele faz uns barulho; tipo ele fica estralando e é muito alto o estralo dele. Sera que é algo grave?

Yara disse...

Boa noite!

Eu tenho 16 anos e tenho muitas dores nos joelhos. Principalmente no esquerdo, dependente do movimento ele estrala e é um estralo muito alto, na quarta-feira eu tava sentada no sofá, e quando fui levantar senti uma dor tão forte q não consegui estica-lo. Mas nunca fui no hospital pra saber disso minha meus pais falam que é por que eu sou alta. Será que é algo grave, e devo fazer alguma cirurgia?? Por favor entre em contato e me de uma resposta, o mais rápido possível.

contatos:

twitter: @nay_carmo
msn: nay.cjamores@live.com
blogger: http://yara-houve.blogspot.com/

luis disse...

Olá, tenho 18 anos e tenho problema de sinuvite no joelho esquerdo e benho tratando deste faz 1 ano e até agora nada, continua juntando liquido e e doendo me impossibilitando de correr e ate andar por muito tempo, será que é necessario cirurgia ?

carlospinho disse...

olá dr:chamo-me carlos de espinho portugal. tive um acidente de mota em 2004 e tive um traumatismo no joelho esquerdo,em que foi quebrado um pequeno fragmento de osso,me desculpe mas não sei se da tibia ou do femur (espiga) julgo que é esse o nome...então fui sujeito a um artroscopia para me retirarem esse fraguemento.tenho tido sempre dores mas agora torna-se muito dificel,doi mesmo.o que eu sinto é algum tendão que ao estender a perna no caminhar estando ela para traz esse mesmo tendão eentra ou coloca-se em alguma posição que me provoca uma dor intença,que me obriga a mancar e até a parar.tambem não consigo correr nem andar em passo acelarado,e nem muito tempo de pé.fui operado no hospital de s.maria no porto pelo dr;miguel trigueiros.

krikamorim disse...

Bom dia Dr.
Fiz uma cirugia no joelho, e foi retirado um cisto. Agora quando ando parece que as vezes eu vou cair.Isto é normal?
Desde já agradeço sua atençaõ.

Anônimo disse...

Olá,

Tenho 25 anos, mas há +ou- 2 anos, ao analisar um raio-x a fisioterapeuta me informou que tenho artrose, eu não acreditei muito, mas recentemente outra fisioterapeuta deu o mesmo diagnóstico; o que eu devo fazer? Sinto dores no joelho, mas não imaginei que seria artrose; Como proceder pensando já no meu futuro?

Anônimo disse...

Dr Rafael, tenho a seguinte dúvida: há três anos atrás eu sofri com problema no menisco ruptura parcial, foi indicado a cirurgia mas antes fiz fisioterapia 6 meses e melhorou não causando maiores problemas tenho agora 35 anos e sou bancário, ontem 16/09/2012 senti dor no local pois caminhei dia 14 - 15 e 16 por 1 hora em cada dia.Hoje está doendo estou tomando meloxicam 15 mg comecei hoje na sua opinião é preciso cirurgia ou posso ficar livre dela pois não gostaria de ter que faze-la. Favor responder no email:depampl@hotmail.com

Leiz Nunes disse...

Ola Dr Rafael Benoliel, preciso de uma ajuda, pois um casal de amigos de SC sofreu um acidente de moto a cerca de 6 meses, e eles são muito humildes e não tem acesso a um plano de saúde, portanto a esposa sofreu uma grave lesão em um dos joelhoe e foi desacreditada pelos médicos do SUS, por desconhecimento ou por impossibilidade de realização de uma cirurgia deste porte pela rede de saúde pública, que informaram que ela nunca mais voltara a andar, pois perdeu a cartilagem do joelho, ela chegou a ficar algum tempo em cadeira de rodas, e hoje anda com um par de muletas, porém ainda sente muitas dores. Portanto se possivel gostaria que me indicasse um bom médico em SC e o valor médio de uma cirurgia desta. deixo meu contato e que Deus o abençoe. parabens pelo trabalho, uma fonte de informação confiável em meio a tanto lixo eletrônico.
leiznunes@yahoo.com.br
Leiz Nunes

Anônimo disse...

Olá bom dia. Sou Português e dia 18/07/2012 foi-me diagnosticada uma discreta rotura na ponta posterior do menisco interno, vou ser operado em Janeiro,estou a estudar ciências do desporto, estando então o desporto presente na minha vida quase diariamente, mesmo sabendo a lesão que tinha continuei a praticar, posso ter agravado a minha lesão?
Cumprimentos
Agradecia uma resposta
mail- fabio_m_p_f@hotmail.com

Julia Moura disse...

Ola meu nome é julia tenho 20 anos moro em São Paulo ; ja passei por duas cirurgias no joelho E. e não conseguiram estabilizar a minha patela continua saindo fora e desgastada e meu Médico diz que não sou posso colocar a prótese e não faz o tipo de cirúrgia que eu eu precisaria . Só que agora a minha patela do joelho D. também esta saindo ! Gostaria de marcar uma consulta ?! Se o Senhor pode me ajudar entre em contato julia_moura.f@hotmail.com ou leandro_arantesmachado@hotmail.com

Shirlei disse...

Boa noite Dr., faz um ano que meu marido sofreu um acidente de moto, onde perdeu a patela e todos os ligamnetos do joelho, no qual teve a necessidade de fazer uma artrodese.Gostariamos de saber se há algum tipo de protese para ser revestido a artrodese e o joelho volte suas funções normais? O Sr.é especialista nesta área?