sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Atualização em cirurgia de reconstrução ligamentar do joelho

Placa de titânio com 2 cm, interligada ao enxerto por uma alça absorvível

Placa + alça + enxerto de tendões flexores

Mais imagens do complexo entre método de fixação por endobutton + enxerto

Parafuso abssorvível usado para fixação tibial do mesmo enxerto


Abordarei aqui um tema amplamente conhecido e debatido no último Congresso Brasileiro de Ortopedia, em São Paulo... a fixação femural do enxerto com endobutton!!!
Tal técnica antigamente era empregada basicamente em caso de cirurgias em pacientes jovens, que ainda tinham a zona de crescimento ósseo ativa, o que impossibilitaria a brocagem para confecção do canal ósseo por onde posicionamos o enxerto.
Com o avanço tecnológico atual, podemos indicar essa técnica que emprega os já conhecidos tendões flexores, que são fixados postero-lateralmente ao fêmur por uma pequena placa de titânio, interligada ao enxerto por uma alça, sem a necessidade de parafusos.
Apesar do exposto, é importante que você consulte sempre um ortopedista especialista na área, pois é uma técnica que exige experiência e conhecimento adquiridos em horas de estudo teórico e execução prática!!!

2 comentários:

matheus disse...

tenho um filho de 12 anos, ha um ano ele sofreu um acidente, agora esta com geno valgo bilateral,gostaria de saber se ha tratamento e quais consequencias, ele podera ter

Unknown disse...

minhA filha fez um raio x dos joelhos e o resultado foi: a densiadade e estrutura trabecular ósseas estão normais. os espaços e superficíes articulares estão preservados.geno valgo bilateral. oque isso quer dizer?