quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Planos de Saúde - A realidade.

Resolvi usar esse nosso espaço para esclarecer a alguns pacientes e amigos o porque de não atender mais nenhum Plano de Saúde no consultório... repito: NENHUM (ressalvo para esclarecer que não é só Unimed, como alguns podem pensar)!!!
A verdade é que o médico, quando bem formado, tendo como base Centros de Referência, usou em média 15 anos de sua vida para se dedicar exclusivamente a isso e, portanto, dar ao paciente a segurança de um vasto conhecimento para a determinação de condutas e ratificação de tratamentos. Acredito que uma vez paciente, é isso que você exige do profissional médico quando procura por atendimento e auxílio na resolução de sua patologia.
Então, após um longo período de estudos, com noites sem dormir, acompanhando Professores em plantões, horas intermináveis em laboratórios, participação em Projetos de Pesquisa Científica, investimento próprio em formação (Mestrado, Doutorado...), participação em Congressos pelo mundo... não devemos e não podemos ser reféns de Planos que, como Empresas que são, visam seu lucro pessoal. Não precisa ser muito inteligente para saber que esse lucro, na maioria dos casos, é obtido com a desvalorização do trabalho médico. Para que seja dado um exemplo claro, pense que um médico recebe do Plano, em média, 10% do que receberia em uma consulta particular. Em relação a cirurgia, imagine que esse valor chega a ser menor ainda.
O pior é entender que outras empresas ligadas direta ou indiretamente a ação do médico, como fornecedores de material de síntese (usados nas cirurgias), clínicas de radiologia (radiografias, RNM...) ou laboratórios de análise clínica (exames de sangue, urina...) vivem quase que exclusivamente do fundo gerado pela prestação de serviços aos Planos, cobrando valores exorbitantes para simplesmente "realizar exames". E esses são devidamente pagos pelos administradores desse mesmo Plano, que subvalorizam o trabalho médico.
Portanto, pense bem quando achar que seu médico cobra um valor alto pela consulta particular!!! Ele não usa máquinas para pensar por ele... seu computador é o cérebro... e os programas são seus conhecimentos adquiridos, ao longo de anos e anos de duro estudo e dedicação!!!
Lembrem que devolver a funcionalidade plena de um membro (perna, braço, joelho...) ou salvar uma vida... NÃO TEM PREÇO!!!

5 comentários:

Priscila disse...

Esse assunto é altamente discutível...Concordo com isso mas fica aquela questão que envolve 3 pontos: os planos de saúde, o preço da consulta particular e o SUS. Sem contar o atendimento do médico em si que nos últimos anos vem decaindo, independente se o cara tem doutorado ou não, mas isso é outro assunto. A questão é como uma pessoa simples com problemas no joelho (por exemplo) vai conseguir um bom tratamento se o médico do SUS não vai atender com dignidade e respeito? como essa pessoa vai conseguir fazer uma cirurgia ou tratamento se o SUS não tem equipamentos, vagas e remédios suficientes? Num caso desses muitas vezes um paciente desesperado faz loucuras para pagar um possível tratamento ou então se rende a agonia do SUS. Já outros tem condições de pagar um plano de saúde particular (independente de qual seja) e mesmo com o plano os médicos atendem mal os pacientes. Pagar uma consulta particular? Uma pessoa que ganha um salário de R$1200,00 será que tem condições de pagar R$250,00 de consulta? Diante de uma situação onde não existe um meio termo, ou seja, um médico bom e acessível...só resta reclamar dos altos preços médicos ..do atendimento dos planos de saúde e do SUS.
Já paguei consultas particulares, já fui atendida pelo plano de saúde e já fui atendida no SUS, e sabe qual a diferença?? O tempo de espera pela consulta. Porque até o atraso na sala de espera foi o mesmo para todos os casos sem contar que, o atendimento médico tem se tornado cada vez pior. Os médicos tem tratado os pacientes sem respeito algum, com grosserias e mal humor.
A população de modo geral, acredito eu, que reconhece que a função de vocês é uma das mais importantes do mundo., porém essa mesma população não tem condição de pagar esses valores absurdos por consultas.
Se a gente levar isso pro radicalismo, tenho certeza que você como médico reclama do preço dos honorários de seu contador, por exemplo. Mas ele também estudou muito, ralou na faculdade e rala pra cuidar de sua saúde financeira.
Já que não da pra “cobrar” menos dos pacientes por vocês acharam que seus anos de estudo valem o preço que cobram na consulta...pelo menos fazer ações para os que necessitam deveria ser uma matéria na faculdade de medicina. Afinal a grande maioria da população fica entre o SUS, os planos de saúde e os preços das consultas e no final não conseguem tratamento adequado porque cada um desses envolve uma questão que barra o tratamento.
Isso é só pra pensar mesmo...

Emerson Campina disse...

Sou professor e atualmente me encontro numa situação difícil em relação a minha saúde e ao ver esse tópico não poderia deixar de registrar minhas considerações sobre o assunto. Você acha um absurdo o que te pagam no é mesmo (planos de saúde), sabes que eu como professor também acho um absurdo o que me pagam? Talvez muitas pessoas da sociedade não estejam nem aí com os professores, mas me diz uma coisa se hoje você é medico você deve isso a quem? Em parte a você mesmo que se esforçou e chegou ao que é hoje, mas na verdade sabemos que sozinho você nunca iria chegar ao que hoje você é, sabe bem do que estou falando no é mesmo? Sem o Professor do Ensino Educação Básico- Médio e Superior você não seria um doutor, agora eu vou lhe dizer um seguinte sabes quantas pessoas tenho que atender de bom humor trata-los de forma igualitária e de forma eficiente em média 40 pessoas de uma só vez e sabe quanto me pagam por isso? Em media 6 reais HORA AULA, exatamente isso enquanto vocês (médicos), atendem uma única pessoa e recebem em seus escritórios. Por exemplo, pois eu não sei o valor cobrado pela sua pessoa, mas vamos usar o exemplo da companheira Priscila que abordou sobre o tema dizendo ter pagado uma consulta de 250,00 reais em que eu acredito que não passou, mas que 30 minutos, o que seria uma bela de uma consulta tendo em vista que as consultas não demora mais que 5 minutos eu te digo, o cara ganha em menos de 30 minutos o que eu tenho que ganhar com mais de 40H de aula, ai você acha justo me cobrar 5.000,00 de uma cirurgia? Bem se eu ganhasse o que você médicos ganham com certeza estaríamos tudo certo, mas as coisas não são assim. Daí tenho que ver no final de sua frase afirmação: “um membro (perna, braço, joelho...) ou salvar uma vida... NÃO TEM PREÇO!!!” – Realmente não tem, mas infelizmente eu não posso pagar esse preço.

Francisca disse...

Acho que existe um preço, sim, mas na maioria das vezes não podemos pagá-lo. Como um cidadão assalariado vai pagar consultas, exames e cirurgias do seu próprio bolso? Sem os planos, a população vai voltar ao SUS. As operadoras podem estar mesmo remunerando mal os médicos, mas a solução é sentar e negociar. É bom não esquecer que muitas operadoras precisam manter até hospitais próprios. Como é óbvio que não há como aumentar os preços das mensalidades, a solução é repensar os custos e reorganizar.

Mas fico feliz que você possa viver sem atender pelos planos. A maioria não pode. Entretanto, eu jamais deixaria de buscar um médico pelo plano para pagar. O que eu faço quando o dinheiro acabar? Já vi pessoas que gastaram mais de 80 mil reais com cirurgias e UTI. Imagina pagar esse valor toda vez que um membro da família precisar!

O conhecimento é importante, sim, mas hoje ele é bem mais difundido. Assisti um programa da televisão sobre Guillain-Barré. Quando a mãe de uma amiga, uma senhora de 60 anos, teve uma paralisia, os médicos disseram que podia ser esclerose múltipla por causa da desmielinização. Mas lembrei a eles que Guillain-Barré também causa isso e que a esclerose múltipla costuma apresentar os sintomas quando a pessoa ainda é jovem. Enfim, era Guillain-Barré.

Dr. Rafael Benoliel disse...

Querida Priscila, quem sou eu para analisar suas experiências médicas, mas acho q vc tem tido um pouco de azar nas escolhas. Lembro sempre que quem escolhe o médico é vc mesma, sem qquer pressão, não é assim?! Garanto que a maioria dos médicos lhe atenderia com muito carinho e respeito, cabendo o contrário apenas a algumas exceções!
Lembre sempre que o médico estudou por longos anos, perdendo parte de sua vida familiar, para melhor lhe servir! Ele tb tem mãe, pai, esposa, filhos... e sua moeda de conquista tb é o dinheiro!
Quanto ao valor da consulta particular, é justíssimo! Calcule a hora trabalhada de um juiz, engenheiro, jornalista de destaque... tb, na maioria, justos, pelo esforço que empregaram em suas formações!
O segredo sempre está na educação! Aprendi isso e passo aos meus filhos!
Quanto a ações aos q necessitam, acredito q na maioria das vezes, nenhum de nós se negaria, ou melhor, a maioria de nós não se negaria. Temos diversos exemplos por aí!
Muito obrigado por sua postagem! Qquer outra dúvida estaremos sempre por aqui!

Dr. Rafael Benoliel disse...

Caro Emerson, saúde e educação andam juntas quando o assunto é descaso governamental, não achas?! Ou será q ter um hospital desequipado é menos importante do q uma escola sem carteiras?! Acho q não! O maior problema é que, se erramos, vidas humanas estão em risco, e poucas são as profissões que têm tamanha responsabilidade! piloto de avião... bombeiro... dentre outros!
Somos mão-de-obra extremamente qualificada, com diversos estágios de conquista acadêmica durante a carreira! Portanto, nós temos q nos dar valor e impor aquilo que achamos q merecemos, assim como qquer outro trabalhador tem o direito e o dever de fazer!
Nossos problemas não são diferentes, a tentativa de resolvê-los é q só depende de cada um de nós... de onde o "sapato aperta"...
Forte abraço¡