sexta-feira, 18 de junho de 2010

DOR NO JOELHO SEM TRAUMA!!! O que acontece?! O que fazer?!

Observando, ao longo desses 6 últimos meses, a rotina de consultório dos Profssores Edílson Thiele e Rogério Fuchs, pude notar que uma das queixas mais frequentes é a seguinte: "Doutor, comecei uma atividade física e aí meus joelhos, que nunca incomodaram, começaram a doer."
Isso, sem dúvida, representa algom tipo 50% das consultas ortopédicas de ambulatório para um Especialista em Joelho, e não necessita de tratamento medicamentoso ou fisioterápico, como explicarei mais à frente.
Quando começamos uma atividade física, seja caminhada, corrida, natação (sim, natação também pode levar a isso!) ou outra, acabamos por realizar um esforço acima do que podemos ou realizando movimentos de forma inadequada, sem falar que na grande maioria das vezes não se faz nenhum tipo de preparação física para tal.
Grande parte dessa DOR resulta de um desequilíbrio entre a musculatura posterior da coxa e perna (flexores) e a anterior (extensora), levando a uma sobrecarga na patela durante o movimento do joelho. A porção posterior mostra-se encurtada (falta de alongamento específico) enquanto a anterior apresenta-se sobrecarregada, caracterizada por uma dor na face medial da patela, que piora aos mínimos esforços. Chamamos essa patologia de SÍNDROME PATELAR DOLOROSA.
O tratamento é tão somente baseado no reequilíbrio dessas forças, por exercícios de musculação (fortalecimento) e alongamento, ministrados por um profissional habilitado e capacitado para esse fim, no caso um Professor de Educação Física.
Perder peso e manter a rotina de exercícios, mesmo em ambiente domiciliar, devem ser outras medidas importantes a tomar.

2 comentários:

Dra. Eliane F. Lima disse...

Pode ser tratado por Pilates feito por Fisioterapeuta tb, Pilates voltado pra cinesio. Grata

Unknown disse...

maycom/ aratuba / ceara.
Dr. poderia falar a respeito de derrame articular intermitente/ vasamento de liquido sinovial(edema peripatelar), pois tenho esse problema a pouco mais de 1 mês e não sei como resolver. ja fui em um ortopodista e ele falou q é insignificante, porem, sempre que ando muito a quantidade de liquido aumenta.