quarta-feira, 16 de junho de 2010

HOMENAGEM À CURITIBA E AOS CURITIBANOS!!!

Começo essa postagem voltando no tempo, mais precisamente no dia 21.12.09, quando recebí o e-mail do Professor Rogério Fuchs, responsável pelo Estágio em Cirurgias do Joelho no Hospital Novo Mundo em Curitiba-PR, me confirmando a vaga (por sinal, uma das mais disputadas atualmente por ortopedistas de todo o Brasil).
Não pensei duas vezes ao avaliar essa grande oportunidade e... deixando pra trás família, amigos, trabalho, investimentos, dentre outras coisas... me mudei integralmente para a Capital Paranaense, tendo lá estado por 6 meses.
Lá chegando, me deparei com dificuldades como: total desconhecimento da cidade, ausência de transporte próprio, moradia indefinida... e muito mais! Nada disso foi barreira pra viver uma nova era em minha vida, de aprendizagem e aprimoramento!
Fui recebido como um verdadeiro filho por todos... de residentes a preceptores... e assim me sentí até fim. AGRADEÇO À TODOS, SEM DISTINÇÃO!!!
Agradecimento especial direciono apenas aos Drs. Rogério Fuchs e Edílson Thiele, que se mostraram muito mais que preceptores, mas também grandes amigos... verdadeiros Mestres!!! O mesmo julgamento vale ao Dr. Ricardo Falavinha, pela ajuda que me deu conseguindo vagas no Curso de Aperfeiçoamento da AO em São Paulo e no Curso Avançado de Técnicas AO, também no Estado de São Paulo, só que em Ribeirão Preto.
Fatos marcantes ficam na mente, como por exemplo:
1. O dia em que ao pensar auxiliar o Dr. Rogério na realização de uma prótese total de joelho fui colocado por ele próprio na posição de cirurgião (fato comum na sua política de ensino...rsrsrs), tremendo dos pés à cabeça. O importante é que tudo saiu até melhor do que eu próprio podia imaginar, já que sua presença e ensino constantes na cirurgia foram decisivos!!! Na minha opinião, isso é ser Professor;
2. Seminários realizados junto ao Corpo Clínico do Hospital Novo Mundo, que começaram um tanto informais e depois se tornaram um verdadeiro treinamento a todos os Residentes que lá estavam. Foi muito bom ver o número de participantes cada vez maior, demonstrando o sucesso e a qualidade de nossas apresentações e suas respectivas discussões;
3. Notar que essa subespecialização não se resume apenas a joelho, mas à Medicina Esportiva como um todo, em suas diversas patologias. Acompanhar o Professor Edílson Thiele, médico do Clube Atlético Paranaense, é simplesmente sensacional para quem (como eu) adora essa especialidade médica. Ver o que o Professor construiu à frente do Departamento Médico (um dos melhores do Brasil) e participar de tudo isso, sem dúvida, é muito recompensador. Sem falar no consultório da Clínica do Joelho, uma Referência Nacional, decretada pelso próprios pacientes!!! Indescritível;
4. E muito mais...
Esses meses me mostraram não só como ser ortopedista, mas também médico e acima de tudo homem!!! Isso é incontestável!!!
Se minha opinião vale alguma coisa... se alguns amigos médicos se dão ao trabalho de ler o conteúdo do nosso Blog... RECOMENDO ESSE COMO O MELHOR ESTÁGIO EM CIRURGIAS DO JOELHO E MEDICINA ESPORTIVA DO BRASIL!!!
MUITO OBRIGADO A DEUS PELA OPORTUNIDADE DESSE CONVÍVIO E A TODOS QUE DELE PARTICIPARAM PELO CARINHO!!!

3 comentários:

Joyce Ujlaki disse...

"Esses meses me mostraram não só como ser ortopedista, mas também médico e acima de tudo homem!!"

Parabéns pela atitude de criar um blog, um canal direto para outros profissionais da area da saude e também para pacientes (não só seus) esclarecem varias duvidas. Textos detalhados e de linguagem simples!
Além de mostrar em suas palavras que atras de um Doutor, de um médico vestido de branco, existe um grande ser humano! (o q muita gente esquece!) E que atas de um grande ser humano, existe um médico!

Unknown disse...

Muito lindo sua experiência de profisionalismo e a cima de tudo de ser humano. Parabéns!!!

Componentes sketchup disse...

fala Dr.
Muito legal o seu blog, mas eu queria tirar algumas dúvidas na parte da ORTOPEDIA...será que vc poderia me add, se possivel ficaria agradecido?

lucasgvs@hotmail.com ou

lucas_82@hotmail.com.br