sexta-feira, 16 de julho de 2010

Todas as lesões meniscais têm indicação cirúrgica???

Essa talvez seja a pergunta mais escutada pelos médicos do esporte, que atendem a subespecialidade de cirurgias do joelho. Somaria à mesma a seguinte: Será que o menisco não faz nenhuma falta???
Imaginem conosco: o menisco tem ao todo 7 funções, as mais variadas, que o tornam uma das estruturas mais nobres da articulação do joelho. Estabilidade... distribuição de carga... dentre outras.
Antes de entrarmos realmente no motivo dessa nossa publicação, lembremos que existem 8 tipos de lesões meniscais (já discutidas nesse Blog) e uma delas á a chamada degenerativa, que recebe um estadiamento de acordo com sua evolução natural. Grau 1: intra-substancial; Grau 2: extensão do foco de degeneração até a transição menisco-sinovial (lateral), sem migração à cavidade articular (supra ou infra); Grau 3: Lesão que já compromete a superfície meniscal de contato, seja superior ou inferior.
De todas as citadas acima, apenas a tipo 3 é realmente cirúrgica. Claro que as outras podem não ter um perfil operatório, mas tudo depende da relação com o quadro clínico. Se houver dor intermitente, que resulta em marcha claudicante e edema articular reincidente os conceitos devem ser revistos e complementados.
Portanto, parece fácil, mas ainda nos deparamos com muitos casos onde cirurgias são feitas sem necessidade, podendo muitas vezes levar a complicações como osteonecrose ou sinovite reacional.

15 comentários:

Unknown disse...

Dr., eu estou perdida!! Após uma ressonância magnética "descobri" que estou com tendinite patelar e condropatia nível IV. Ja fiz 20 sessões de fisioterapia, estou tomando o Artrolive há 60 dias, mas ainda sinto mta dor, e o joelho incha as vezes... Já fui em 3 médicos, cada um fala uma coisa... Eu moro em São Paulo, você teria um bom médico para me indicar?? Obrigada, Patricia.

Dr. Rafael Benoliel disse...

Pati,
Grande parte do seu tratamento também tem a ver com o reequilíbrio dos grupos musculares extensores e flexores do joelho.
Tenho várias opções para lhe indicar... Dr. René Abdalla, Dr. Moisés Cohen, Dr. Mário Carneiro, Dr. Gilberto Camanho... qquer um vai poder lhe ajudar!!!

Rita de Cássia de Oliveira disse...

Dr., Após uma queda, foi detectado um derrame articular na chanfradura inter-condiliana, e uma discreta heterogeneidade estrutural na ponta posterior do menisco interno, aspecto compatíveis com pequena lesão grau II... dada as circunstâncias há 15 anos já efectuei uma cirurgia do joelho, pois tive condromalácia patelar traumática nível IV, com este problema do menisco terei que efectuar nova cirurgia???

Rita de Cássia de Oliveira disse...

Olá Dr. Rafael

Já submeti a 15 anos atrás uma atroscopia para corrigir a condromalácia patelar nível IV, agora no mesmo joelho após uma queda, foi diagnosticado, uma lesão nivel II no menisco posterior interno, um derrame ileicodial, uma tendinite no tendão da rótula, e uma heteroplásia na tíbia... agora vou submeter-me a 15 sessões de fisioterapia, caso não resolva vou novamente para uma artroscopia. A minha dúvida é poderá com estes problemas todos que contrai agora poderá afectar de uma maneira a condromalácia patelar?

Rita de Cássia de Oliveira
Portugal

Unknown disse...

Bom dia, Dr.
Tive uma lesão no tornozelo e já faz uns 5 meses, há princípio me passaram um corticóide e outras antiinflamatórios via oral mas não resolveu. Cerca de 01 mês após, comecei a fazer um tratamento fisioterápico (15 sessões), deu uma aliviada, mas não resolveu. Certos movimentos com o pé atingem diretamente a dor. Fui a outro médico recentemente, Dr. Raphael Campelo, e este me indicou a ultra sonografia, que já está em andamento; ele disse que pode ser um estiramento ligamentar. Seria caso de cirurgia Dr.?
Desde já grato, sou fã do seu blog.
Romulo F. Reis/ Sao joao del rei MG

Mister disse...

Dr., tenho 27 anos e fiz uma ressonância magnética do joelho esquerdo, que constatou: Lesão grau III no corno posterior do menisco lateral com formação do cisto meniscal.
Me foi indicada a cirurgia, entretanto não tenho a menor vontade de operar, gostaria de saber se é possível melhora sem intervenção cirúrgica. Desde já agradeço, Márcio Gonçalves

Bruno disse...

BRUNO VIAN DE ARARAQUARA

Dr. domingo dia 7/8/11 eu tomei um tombinho tonto de moto...cai quase parado, porem doeu meu joelho, achei que tivesse dado uma pancada.
mais ai reparei que nao tinha praticamente nem ralado.
no outro dia percebi que quando eu andava dava umas fisgadinhas no joelho. ( POREM NAO SINTO DOR )

ai eu percebo que se tentto puxar o joelho para a direita ele da a tal fisgada e quando puxo para a esquerda nao.

estou passando pomada, spray e tomando anti inflamatorio.

isso cura sozinho? preciso de repouso???...me ajuda aew.

abraços

Anônimo disse...

Lesões do menisco interno de grau II, são muito graves?

marcelo disse...

Olá, fui praticante de musculação por bastante tempo, um dia machuquei o joelho. Um raio X disse que era fratura de menisco,
isso já tem quase dez anos, hoje não sinto mais nada,quero voltar a treinar, será que posso fazer exercícios para as pernas novamente?? Por favor me ajudem!!! muito grato.

marcelo disse...

Olá, fui praticante de musculação por bastante tempo, um dia machuquei o joelho. Um raio X disse que era fratura de menisco,
isso já tem quase dez anos, hoje não sinto mais nada,quero voltar a treinar, será que posso fazer exercícios para as pernas novamente?? Por favor me ajudem!!! muito grato.

Unknown disse...

Boa tarde Dr., peço desculpas pelo incomodo, mas há uns meses que ando com dor no joelho, mas é só única e exclusivamente quando dobro, não consigo chegar com o calcanhar ao traseiro, fui ao medico, mandou-me fazer um raio-x e uma ecografia (nada acusou), depois mandou-me fazer uma ressonância magnética, e acusou: "LCA globoso com imagem de hipersinal no sentido longitudinal por rutura intrassubstancia. LCP de morfologia conservada."
Precisava de um esclarecimento sobre o que tenho, se posso ou não continuar a praticar desporto e qual o tratamento adequado?

Com os melhores cumprimentos,
Valter

Unknown disse...

Boa tarde Dr., peço desculpas pelo incomodo, mas há uns meses que ando com dor no joelho, mas é só única e exclusivamente quando dobro, não consigo chegar com o calcanhar ao traseiro, fui ao medico, mandou-me fazer um raio-x e uma ecografia (nada acusou), depois mandou-me fazer uma ressonância magnética, e acusou: "LCA globoso com imagem de hipersinal no sentido longitudinal por rutura intrassubstancia. LCP de morfologia conservada."
Precisava de um esclarecimento sobre o que tenho, se posso ou não continuar a praticar desporto e qual o tratamento adequado?

Com os melhores cumprimentos,
Valter

vania disse...

Dr.Rafael,desejo saber se meu caso requer cirurgia pois fiz trinta sessões de fisioterapia sem obter rsultado.A análise tecnica da minha RM deu o seguinte resultado:redução do espaço articular do compartimento medial com afilamentodas suas cartilagens e esclerose das suas margens ósseas.Sinal intra-substancial elevadoem LCA podendo corresponder adegeneração da mucoide.
afilamento difuso da cartilagem patela.
discreta distençao líquidano recessosemi-semimembranoso/gemelar.

Unknown disse...

Sinais sugestivos de alterações biomecânicas no mecanismo extensor caracterizados por patela alta, subluxada e basculada lateralmente em extensão, displasia da tróclea femoral (tipo C na classificação de Dejour), condropatia patelar, edema no aspecto superolateral da gordura de Hoffa devido a atrito mecânico/impacto femoropatelar e artropatia degenerativa patelofemoral incipiente. Edema ósseo subcondral no aspecto anterior do compartimento femorotibial medial (inespecífico). Degeneração da transição do corno posterior/corpo do menisco medial. Pequeno derrame articular. Cisto poplíteo de Baker.

TKD & etc disse...

estou com uma Incipiente Alteração intrassubstancial no corno posterior do menisco medial

o que devo fazer???