sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Professores em Manaus!!!

Tive o imenso prazer de receber, no Hospital do qual faço parte do Corpo Clínico (Hospital Geral Adriano Jorge), com o apoio principal da Diretoria do mesmo, na figura do Professor Chang Chia Po, e também do laboratório Boehringer, os Professores Marcelo Abbage e Rogério Fuchs.
Tivemos um primeiro dia com aulas teóricas que abordaram próteses de joelho e patologias da bacia, ministradas pelos mesmo, seguidas de uma mesa-redonda para discussão e apresentação de casos clínicos, que viriam a ser operados pelos mesmos no dia seguinte.
O evento contou com uma expressiva presença dos colegas ortopedistas de Manaus, residentes dos dois serviços (incluindo o Hospital universitário Getúlio Vargas) e demais.
No segundo dia, apesar de alguns imprevistos, realizamos duas cirurgias no Hospital, sendo a primeira equipe liderada pelo Professor Marcelo Abbage, em uma grave fratura de acetábulo e bacia; e a segunda, liderada pelo Professor Rogério Fuchs, em uma também grave fratura de platô tibial (joelho). Acho que a ressalva principal está no fato de que ambas as equipes foram formadas apenas por médicos-residentes, com o intuito maior de associar ensino e prestação de serviço à comunidade.
Eventos como esse farão parte do cotidiano de nosso Serviço e contarão sempre com estrelas da Medicina do nosso País, como os dois que aqui estiveram.
Manaus passa, com isso, a ser mais um pólo de formação no Brasil, se destacando como um dos serviços de Residência Médica mais respeitados e completos.
Até os próximos...

4 comentários:

Unknown disse...

Olá, muito bom seu blog,a pouco tempo tenho sentido dor como ardencia nos joelhos ,fui ao medico e fiz raio x e ressomancia foi diagnosticado artrose, fiz diversas seções de fisioterapia melhorou bastante, e estou tomando condroflex sachês(sulfato de glicosamina+sulfato de condrointina) 1,5g+1,2g,1 ao dia, gostaria de saber se fazendo este tratamento o meus joelhos ficarm bons ou se tem outros tratamentos ou cura.

Unknown disse...

OLÁ DR GOSTARIA DE UMA INDICAÇÃO DE UM ORTOPEDISTA ESPECIALISTA NA PARTE PEDIATRICA E EM ARTICULAÇÃO DA COXA/QUADRIL. MEU FILHO APRESENTOU O PRIMEIRO EPISÓDIO DE SINOVITE TO PREOCUPADA =( ESTÁ EM REPOUSO ABSOLUTO, ANTINFLAMATORIO VO E COMPRESSA MORNA LOCAL. QUERO MANTER ACOMPANHAMENTO CRITERIOSO. HELP ME PLEASE! GRATA

Dr. Rafael Benoliel disse...

Áurea,
O tratamento que vc já vem fazendo está muito bem indicado e eu, particularmente, acredito muito no uso desses medicamentos. Ainda existem outros métodos que podem ser usados no futuro. Converse com seu ortopedista e esclareça.
Só não esqueça que eles só impedem a evolução da doença. Não fazem voltar a cartilagem que já foi danificada!!!

Dr. Rafael Benoliel disse...

Bárbara,
Não vou lhe indicar um médico especificamente, mas um Serviço inteiro, de renome internacional... Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba-PR.
Não sei sua cidade, mas acho que para não restar dúvidas, um esforço para ir até lá seria bem válido!!!