sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Próteses de joelho e a navegação. Um novo horizonte!!!

 Guias posicionados e com componentes independentes para cada parâmetro de corte. Note as cores diferentes.

 Notem os pontos luminosos. São os terminais por bluetooth, que transmitem os dados.

 Imagem lateral e aspecto real no computador.

 Parâmetros determinados.

 Visão lateral.

 Cortes realizados e prontos para conferência final.

 Controle de cortes, a partir de dados determinados no pré-operatório.

 Implante posicionado e cimentado.

Conferência final dos parâmetros.

Já debatemos amplamente aqui as indicações e benefícios das artroplastias (próteses) totais de joelho.
Somos todos sabedores da imensa melhora de sobrevida que beneficiamos aos pacientes portadores de artrose grave degenerativa dos joelhos.
Também é mundialmente conhecida e divulgada a evolução vivida pela técnica e instrumental cirúrgico, utilizados nesse procedimento, devido em grande parte aos esforços conjuntos entre escolas americana e francesa.
Como a maioria dos ortopedistas brasileiros especializados em cirurgias do joelho (incluindo meus dois mentores... Dr. Edílson Thiele e Dr. Rogério Fuchs), temos como base da formação a escola francesa, e é nela que nos referendamos para atualizar conhecimentos.

Navegação

Pensando numa otimização de resultados, com cortes ósseos mais precisos e excelente implantação da prótese, pesquisadores idealizaram um equipamento computadorizado que permitiria isso tudo em tempo real, per-operatório, a dita navegação.
O começo, como em diversos outros experimentos, foi de muitos erros e sucessivas correções, com equipamentos que foram se aprimorando até atingir um nível ótimo de funcionalidade, como o que hoje nos é apresentado pela fábrica francesa Amplitude.
Confesso ter sido seduzido pelas vantagens do atual equipamento e, por isso, me desloco até Lyon-França para ver os reais idealizadores em ação. Olhar uma radiografia pós-operatória e evidenciar a precisão no implante é realmente significativo.
Acredito que no meu regresso trarei ainda mais informações a vocês, podendo defender com mais veemência aquilo que hoje já me parece uma das maiores inovações da ortopedia nos últimos anos.
É só aguardar!!!

4 comentários:

Ana disse...

Olá! Estava lendo seu blog recentemente sobre cirurgia no joelho para correção de geno valgo. Você faz esse precedimento? Gostaria de saber quanto custa em média esse tipo de cirurgia.
Ana

Dr. Rafael Benoliel disse...

Querida Ana, como cirurgião de joelho que sou, realizo sim tal procedimento. Quanto ao valor, isso é muito variável e, acima de tudo, necessita de avaliação médica presencial.
Te recomendo procurar um ortopedista especialista nessa área o mais rápido possível!
Qquer dúvida extra, me envie para rj_benoliel@hotmail.com...
Forte abraço!

Anônimo disse...

Olá doutor, tudo bem?
Eu fiz a artoplastia total de joelho no HC em SP há 40 dias e estou um pouco preocupada, pois ainda sou dependente do andador, sinto muitas dores, não posso ficar muito tempo de pé, nem sentada.
Essa demora é normal? Fiz a artroplastia do quadril há 10 anos atrás e foi bem diferente a recuperação. O motivo foi o mesmo, uma necrose e a degeneração nas cartilagens.
Estou com receio de não voltar a andar normalmente, tenho 36 anos e apresentei osteonecrose em várias articulações: quadril (d e E), joelho e tornozelo a causa provável foram os corticóides que recebi em 2002 após uma complicação da cirurgia bariátrica que fiz e fiquei em coma induzido por 3 meses, tive várias complicações como embolia pulmonar, infecção generalizada entre outras.
Como não conheço ninguém nessa situação, fico com receio de que minha recuperação esteja complicada ou fora dos padrões.
Desde já agradeço sua atenção se puder me ajudar.
Soraia

Unknown disse...

Olá! Estava vendo seu blog recentemente sobre cirurgia no joelho, e eu tenho o joelho valgo tenho 25 anos e gostaria de saber se tem jeito de corrigir o defeito com uma cirurgia??