sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Reconstrução ligamentar sob navegação - O futuro agora!!!

Prof. Dr. Jean-Claude Panisset 



Muitos são os conhecimentos por nós adquiridos nesta breve estada com as "mentes pensantes" da ortopedia na França. Uma nova realidade nos foi diariamente apresentada e uma verdadeira revolução nasceu em nossas mentes, idealizando tudo aquilo que poderemos levar e introduzir na conduta clínico-cirúrgica, seja pessoal ou coletivamente.
Constatar as enormes vantagens do sistema atual de navegação, seja em artroplastias ou  em reconstruções ligamentares do joelho, tornando o procedimento mais seguro, pelo controle milimétrico dos resultados durante todo o ato operatório, foi realmente inspirador. E o melhor é saber que essa tecnologia já está o nosso alcance.
Acompanhar uma reconstrução ligamentar e poder controlar, no per-operatório, os "footprints" ou "alvos" anatômicos de origem e inserção, é sensacional. Torna visível e palpável a importância, tão difundida pelos franceses, de uma reconstrução anatômica, e não só isométrica. Tais cálculos incluem um possível restabelecimento das duas bandas, apresentando-as sequencialmente no sistema. Mas melhor do que tudo isso é, após a implantação do enxerto e fixação, podermos controlar o quanto há, em milímetros, de instabilidade residual ântero-posterior e rotatória, sendo esta última o maior motivo de discórdia entre as escolas francesa e americana. Eis a constatação milimétrica do que antes parecia só uma teoria pouco exequível.
Os conceitos antes aplicados apenas em artroplastias são agora nos apresentados como uma solução também nas reconstruções ligamentares!!! Isso é uma revolução!!!
A ortopedia, seja onde for, depois de tais aquisições, nunca mais será a mesma!!!
Voltamos ao Amazonas com a certeza de levarmos na bagagem algo de significativa importância e que tornará nossa ortopedia ainda mais valiosa e atualizada... a TODOS!!!

Un grand merci aux professeurs de français pour leur amour et attention!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi me chamo antonio soares, sou de roraima! E preciso fazer uma reconstrucao de lca. Mais gostaria de saber o valor dessa cirurgia! Quero tbm informar q depois q rompi fiquei muito triste, pois e o unico vicio q tenho e praticar a minha funcao de goleiro de futsal.!

Dr. Rafael Benoliel disse...

Caro Antônio,
Vc pode me contactar pelos e-mail rj_benoliel@hotmail.com ou rjb1977@hotmail.com...
Ou ainda pelo número (92)93701701
Forte abraço!!!