terça-feira, 4 de setembro de 2007

LESÕES MENISCAIS

Momento em que, após a manipulação intra-articular por vídeo do menisco lesado (tipo alça de balde), estamos realizando a exérese do fragmento lesado.

Todo o procedimento é realizado com visualização pelo vídeo.

Note o grande fragmento retirada, que estava dobrada sobre si mesmo, travando de forma importante o joelho do paciente, tornando impossível sua extensão completa.


Imagem final do procedimento. Note o discreto edema residual e os portais sintetizados com apenas um ponto (0,5 cm).


Uma das patologias mais comuns na prática médica relacionada à Medicina Desportiva, pertencente a especialidade de Ortopedia e Traumatologia, é a Lesão dos meniscos.

Os meniscos estão localizados dentro da articulação do joelho, distribuídos em dois dos seu compartimentos, medial e lateral, com base em seu posicionamento femuro-tibial. Há também o segmento articular fêmuro-patelar, que é desprovido de tal estrutura.

Funcionam como amortecedores de impacto entre as estruturas ósseas já mencionadas, além de redistribuirem a carga, impede estresse excessivo sobre determinada região. São responsáveis também pela distribuição igualitária do liquido sinovial, assim como são os principais estabilizadores secundários do joelho (primários são os ligamentos).

Portanto sua lesão leve ao comprometimento de todas essas funções, e é aí que reside a importância da manutenção de sua estrutura e funcionalidade, sem exceções.

As lesões são classificadas de acordo com seu aspecto macroscópico e microscópico, onde se observa a característica do traço da lesão e sua posição em relação à vascularização, se na zona branca (desvascularizada - mais central) ou na zona vermelha (vascularizada - mais periférica). Podemos denominá-la, então, da seguinte forma: radial, radial dupla, clivagem horizontal, clivagem vertical, clivagem mista, retalho, alça de balde e degenerativa. De todas essas, apenas a última pode ser de tratamento conservador... pode ser... por que se o quadro clínico do paciente indicar dor intensa, instabilidade e impotência laborativa (ao trabalho), a indicação cirúrgica se faz necessária, mesmo nesse caso.

O tratamento atual é bem simplificado pelo avanço nas técnicas e materiais cirúrgicos empregados, fazendo com que o retorno à prática normal diária se dê por volta de 3 semanas.

A fisioterapia começa logo após a cirurgia, com crioterapia e exercícios isométricos.

A última pergunta, e uma das mais realizadas é: E se eu não fizer a cirurgia, Doutor? A explicação está no fato de que tais lesões, por toda a perda de funcionalidade que traz consigo, resulta em desgaste da cartilagem articular, com avanço para artrose degenerativa, que num estágio mais avançado só é resolvida por uma prótese total cimentada de joelho, uma cirurgia bem mais complicada e de resultados reservados.

Portanto, se você possui uma dessas lesões, fique tranquilo... sua solução é mais simples do que parece!!! Procure um especialista com urgência!!!


2 comentários:

João Matias disse...

Eu nao sei se será possivel fazer uma questao mas aqui fica.

10 meses atras fui operado ao cruzado anterior fazendo uma ligamento plastia O-T-O penso que seja assim a designacao, agora passado 10 meses foltei aos treinos, houve ocorrencia de edema fez-se uma ressonancia magnetica e verificou-se que nao existe nenhum problema com a plastia mas notou-se uma heterogeniedade de sinal no corno posterior do menisco interno, com uma clivagem vertical do menisco interno.

Segundo o que percebi pelo blog a cirurgia é realmente o unico metodo de correcção correcto?

Anônimo disse...

ola me chamo Reginaldo tenho 27 anos de idade moro no estado do Espirito santo
bom doutor deixa eu tenta explica minha situação estava com muitas dores no joelho direito na laterais e na parte de tras do joelho. fis um RX e constou patela bipartida,o ortopedista me recomendou alguns antiflamatorios,porem essa dor na melhorou procurei outro medico,esse me pediu uma ressonacia,ai constou patela bipartida com alteração degenerativas no fragmento junto a sincodrose onde ha cistos subcorticalno local por provavel sobrecarga lateral,com entesopatia do retinaculo lateral e condropatia grau II adjacente,bom esse ortopedista falou que teria que fazer uma cirugia de CONDROPLASTIA COM REMOÇÃO DE CORPOS LIVRES E OSTEOTOMIAS AO NIVEL DE JOELHO.POREM SERA QUE ESSAS DORES QUE SINTO E DEVIDO A PATELA OU OUTRA COISA,E COMO E O POS OPERATORIO DESSAS MESMAS?BOM DOUTOR ESTOU UM POUCO APREENCIVO(MEDO).SERA QUE O SENHOR PODERIA ME ESCLARECE UM POUCO MAIS?MEU EMAIL E CRIPITONIANO@GMAIL.COM. OBRIGADO DEIS DE JA!!!!!