segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Atualização sobre Plasma Rico em Plaquetas

Lembro-me que em agosto de 2008, pude participar de um Curso "Hands-On", nas dependências da Universidade da Flórida, em Gainesville, sobre uma inovadora pesquisa que vinha sendo desenvolvida pelo Serviço de Hematologia daquele instituição de Ensino, visando apresentar ao mundo os resultados que vinham obtendo na aceleração do processo cicatricial de tecidos diversos, usando fatores de crescimento obtidos de plaquetas do sangue periférico. Eis que começava a surgir para o mundo o hoje consagrado e controverso PRP!
Uma rápida pesquisa no meio acadêmico nos evidencia, atualmente, o quão controverso é o tema, seguindo a mesma linha de outros como ácido hialirônico e condroprotetores associados (sulfato de glicosamina com ou sem condroitina). Quem o defende, faz com entusiasmo... não menos intenso do que aqueles que o atacam!
Temos os mais diversos resultados, com pró e contras! 
Como nosso Blog visa esclarecimentos à população em geral, cair em discussão não ajudaria em nada! Portanto, emitirei aqui a minha opinião, respeitando sempre o contraditório, mas defendendo a minha experiência pessoal com o método!
"O PRP representa uma idéia inovadora e exequível, que ajuda sim os processos de cicatrização, mostrando apenas resultados diversos em diferentes tecidos.
Lesões tendíneas crônicas ou musculares têm uma resposta inflamatória intralesional acelerada e com isso uma aceleração no processo de cicatrização que, na minha estatística, gira em torno de 2 semanas. 
Os diferentes preparos de PRP nos permitem uma diversidade em relação à concentração de fatores de crescimento X cotocinas catabólicas! Essas últimas retardariam o processo e atrapalhariam o resultado. Portanto, no preparo, devem ser isoladas e retiradas ao máximo, deixando o PRP mais "puro". As apresentações comerciais, então, devem conter muito do primeiro e quase nada do segundo. Essa é a busca que vem sendo desenvolvida desde a elaboração inicial do Projeto até os dias atuais.
Além disso, os cuidados na indicação passam pelo método de aplicação! Primeiro, o sítio de lesão deve ser abordado, sempre com o uso concomitante de ultrassonografia no ato, evitando extravasamento da solução para tecidos normais, onde pode ser tóxico e causar necrose. 
O maior índice de insucesso tem a ver com o desconhecimento desses pontos principais.
Talvez isso explique porque alguns resultados são tão ruins, enquanto outros parecem tão bons!
Essa é a minha visão!
Uso e defendo, pois meus resultados falam a favor disso!"

Sei que a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho emitiu um comunicado desaprovando muitos pontos do tema, mas creio que merece melhor avaliação! 
Com o Dr. Runco aqui, um grande incentivador do método, pude tirar ainda mais dúvidas e conhecer mais de sua experiência. Aprimorei a técnica de aplicação, discuti novas indicações e tive acesso aos resultados que ele tem, com uso inclusive em atletas de altíssimo rendimento, como os jogadores da Seleção Brasileira de Futebol e dos Clubes de Futebol Profissional! 
Para um encorajador do método que sou, foi muito bom dividir tais informações e ter ainda mais certeza de que o mesmo é excelente em muitos casos diversos, desde que princípios sejam respeitados!
Conhecer a técnica e respeitar a indicação, sem apelo comercial! Esse é o ponto! Agora, acreditar ou não é usar ou não, dependem de sua veia inovadora...
Tenho 12 casos catalogados, com apenas 3 insucessos... Parece promissor!


Nenhum comentário: