sexta-feira, 4 de outubro de 2013

PÃO INTEGRAL... É REALMENTE UMA OPÇÃO SAUDÁVEL?!

Faz muito tempo que leio e escuto, seja de leigos ou de nossos mais renomados nutrólogos, que o uso de carboidratos na dieta é imprescindível, desde que se obedeça a dose recomendada para aquele determinado período do dia, com base em sua necessidade calórica.
Uns defendem que uma dieta deve ter valores bem diferenciados na relação carboidratos x proteínas x gorduras, dependendo de qual refeição realizemos (café, almoço ou jantar), assim como outros dizem que o balanço deva ser mais igualitário, porém com um número de no mínimo 8 refeicões por dia (3/3hs).
Então, eis que ganha força o pão integral. Entretanto, devemos lembrar que existem diferenças entre as formas que são apresentadas comercialmente.
`A grosso modo, olhe sempre na constituição e certifique-se de que a farinha de trigo empregada na produção é realmente INTEGRAL, e se não há adição de FARINHA DE TRIGO ENRIQUECIDA POR ÁCIDO FÓLICO. Se houver essa mistura, o "pretinho" não é totalmente integral e seu valor calórico pode aumentar consideravelmemte. 
Eis que a pergunta surgirá: Por que mantenho essa retenção, se só como tudo integral?! A culpa é só da insulina?!
Parte da resposta tem a ver com tudo que falamos anteriormente. 
Mas nunca deixe de consultar seu nutrólogo, além do médico especialista em Medicina do Esporte!!!

Nenhum comentário: