sábado, 21 de julho de 2007

O que é a ARTROSCOPIA?



Quando falamos ao paciente que sua indicação clínica sugere uma intervenção cirúrgica por artroscopia, muitas dúvidas surgem em sua cabeça: Tem corte na pele... e qual o tamanho? Leva pontos? É uma cirurgia a laser? Precisa de anestesia geral?

Vamos começar nossa explicação dizendo, logo no início, que não há qualquer relação entre uso de raios laser e o procedimento em si! Não sabemos ao certo de onde veio tal informação, mas não procede em gênero, número e grau!

Trata-se de um procedimento realizado por meio de uma pequena câmera, introduzida na cavidade articular de forma minimamente invasiva, com cortes de 0,5 cm na pele, que permite a visualização indireta das estruturas internas, com seu diagnóstico definitivo e tratamento cabível. Toda a cirurgia é asistida através de um televisor de 20 polegadas com tela plana, podendo ser analisada por todos os componentes da equipe médica e também pelo próprio paciente, se assim ele desejar.

Os cortes normalmente são sintetizados (costurados) com um único ponto, resultando em uma cicatriz mínima, sem danos estéticos.

Quanto a anestesia, a mais utilizada é a raquidiana, que bloqueia os nervos da cintura para baixo por um período médio de 3 horas. Raramente a anestesia geral é indicada!

Portanto, quando sua indicação for uma artroscopia, fique tranquilo, pois atualmente não é nenhum "bicho de 7 cabeças".
Cabe ainda uma ressalva: a artroscopia pode ser indicada para várias articulações, como joelho, ombro, quadril, tornozelo e punho.

6 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Rafael o Sr. fala que na artroscopia dificilmente é usada anestesia geral.Mais no meu caso vou fazer a de ombro e punho.O cirurgião falou que tenho que tomar a geral,inalatoria e o bloqueio.Estou morrendo de medo dos efeitos colaterais.O Sr. poderia me esclarecer?Muito obrigada

Unknown disse...

Dr. Após uma cirugia de artroscopia tenho dor na pantorrilha, formigação na perna inteira e o pe junto com os dedos não responde para cima, além de dor na parte de trás do pé acima do calcanhar, segundo o médico foi também esvaziado um cisto, o Senhor poderia me ajudar nestas dúvidas? Grato.

Blog do Eduardo disse...

Doutor, a Artroscopia no joelho é realizada no Hospital Adriano Jorge?

Blog do Eduardo disse...

Doutor, esse procedimento no joelho é realizado no Hospital Adriano Jorge?

Unknown disse...

Ola Dr Rafael, preciso de seu imail, pois preciso de sua opinião. É que sofri um acidente e fraturei o joelho e contrair infecção e os medicos querem fazer uma cirurgia de artrodese no joelho, e queria ouvir a sua opinião.

Unknown disse...

Ola Dr Rafael, preciso de seu imail, pois preciso de sua opinião. É que sofri um acidente e fraturei o joelho e contrair infecção e os medicos querem fazer uma cirurgia de artrodese no joelho, e queria ouvir a sua opinião.