sexta-feira, 6 de julho de 2007

O que são as LER-DORT?


É sempre muito difícil dissertar sobre Lesões por Esforço Repetitivo - LER (atualmente conhecidas com DORT). É preciso que se entenda como tudo acontece, em quem ha maior predisposiçao e o que podemos fazer para evitar tais acontecimentos.
Hoje, com o avanço das pesquisas direcionadas, que resultam no maior entendimento da genese desta patologia, podemos afirmar que tudo começa no excesso de atividade física, muitas vezes induzida por cargas de trabalho excessivas e que exigem movimentos repetidos realizados por um mesmo grupamento muscular, por longos períodos de tempo. Isso tudo leva a um processo inflamatório da estrutura tendinea, que manifesta-se clinicamente com dor, edema local e impotência funcional, que variam em duração de 7 a 10 dias.
Entao, como podemos evitar tais complicações? É aí que cabe o trabalho de prevenção, no qual os movimentos repetidos e sistemáticos são evitados, por meio do que chamamos de rodízio de funções. Nesse processo, de tempos em tempos, os pacientes devem ser expostos a prática laborativa diferenciada, evitando o maior problema, a repetição.
Mas se o problema estiver instalado, so cabe o uso de anti-inflamatórios , miorrelaxantes (mirtax, p.ex.) e crioterapia local, além da procura imediata de consulta a um especialista em Ortopedia e Traumatologia, para acompanhamento ambulatórial e fisioterapico, concomitantes ao afastamento do trabalho, pelo periodo de até 10 dias.
Podemos associar ainda o surgimento das bursites de ombro e quadril, além das lombalgias, cervicalgias e dorsalgias, ao mesmo processo. Então, com base em todo o exposto, o melhor caminho e a PREVENÇÃO!!!

Nenhum comentário: