segunda-feira, 16 de julho de 2007

As diferenças entre ARTROSE e ARTRITE

Essa seja talvez uma das maiores dúvidas presentes em quaisquer ambulatórios de Ortopedia, motivo de grande confusão quando o assunto é tentar compreender seus conceitos e sua fisiopatogenia. Por isso, espero esclarecer tais dúvidas com essa explicação rápida.
A artrite é um processo inflamatório - específico ou inespecífico - da membrana que reveste a articulação, chamada membrana sinovial. Isso resulta em dor e edema articulares, além de grande impotência funcional. Pode ser causada por uso excessivo, como quando acontece nos exercícios físicos em excesso ou feitos sem orientação (artrite traumática transitória) ou por processos infecciosos, por agentes inoculados no foco articular ou a distância. Necessita de tratamento imediato e normalmente responde rápido a intervenção médica.
As artroses articulares são resultantes de um desgaste progressivo e crônico da cartilagem que reveste a face articular dos ossos, resultando em dor crônica, creptação difusa aos movimentos e também impotência funcional. Responde mal ao tratamento, necessitando de longos períodos de tratamento, o que nem sempre garante sucesso ao final.
Portanto, a única relação que pode existir entre essas duas patologias é que a artrite, se não tratada a tempo, pode agredir demasiadamente a cartilagem, interferindo na sua nutrição, e resultar na necrose da mesma, levando a artrose.
Lembrando sempre que a melhor solução para as artroses é a prevenção, expressa na prática de esportes regularmente e manutenção do peso corpóreo ideal sempre!
Quanto ao tratamento, nas artrites lançamos mão de AINE como Arcoxia ou Prexige, além de gelo local, 20 minutos de 3/3 hs. Podemos ainda utilizar antibióticos quando a provável etiologia for infecciosa. Ja nas artroses, devemos usar os estimuladores de crescimento cartilaginoso, como artrolive ou condroflex, por um período que vai de 3 a 6 meses!

16 comentários:

hk disse...

Olá Dr. rafael, estou entrando em contato por este meio não muito comum para o tipo de atendimento que preciso, a verdade é que minha mãe Eliete Kirzner tem um grande problema sofrido pela artrose e artrite, tomando muitos remedios como quiotosa,de uma marca americana, que resolveu mas não se encontra no mercado do brasil atualmente e para os remedios frabicados no brasil nenhum teve efeiciencia, a não ser remedios com substancia de corticoide,no caso dela ja está muito evoluido e grave, a dor já é intença e evoluiu pelas articulações de toda a mão e outras partes do corpo.
Resido no estado da Bahia,salvador e gostaria de saber se o Dr pode indicar alguem no estado ou como entro em contato com você,estamos com urgencia no caso dela e muito aflitos por não saber com quem contar, vi o seu trabalho por web e gostamos.

grato Hugo Kirzner.

obs>se puder me resonda pelo orkut, hugo kirzner ou (71) 91759678

Ailson J. de Santana disse...

Tem um remédio, de comercialização livre nos USA, que tem como objetivo contribuir para reduzir o processo evolutivo desta doença.
Trata-se do OSTEO-BI FLEX, com os mesmos princípios ativos do condroflex, vendido aqui no Brasil. A vantagem está no preço e na forma se ingestão (capsulas).

Pode ser comprado pelo site AMAZON.COM

Espero ter contribuido um pouco.

Gil Alencr disse...

Na ressonância que fiz do joelho esquerdo deu "sinais de exposição do osso subcondral inferindo em condropatia". Seria grau IV,sendo que antes da cirurgia de menisco deu grau III? Poderá dar resultado o uso de glicosamina e condoitina?
Favor me ajudar.
Obrigado,
Gil Alencar

Fernanda disse...

Ola Dr. Muito legal seu blog.
Aqui na Editora temos uma revista destinada a classe médica, o sr. conhece? Revista Médico Reporter.

Anônimo disse...

Dr. Rafael,

Gostaria de saber o seguinte: tenho sacro-ileite bilateral descobri recentemente... mas a uns 3 anos que ja sentia as dores. O meu médico me receitou o artrolive durante 1 ano, uma vez ao dia, e depois dar um descanso de 3 meses.
Minha dúvida: tem outro medicamento que funciona igual e mais barato? pois meu médico disse que esse não tem genérico. Fico em dúvida pois tem médicos que beneficiam laboratórios...
Vi na net sobre o Condroflex e outro importado o OSTEO-BI FLEX. Me esclareça por favor.Agradeço desde já.
cida Rocha
mariarocha2003@yahoo.com.br

Unknown disse...

gostaria de saber se o artrolive é corticóde

Tatiana, Vida Arte e Sonhos disse...

Bom dia,

Dr. Tenho condromalácia patelar e hiperpressão patelar, meu ortopedista me recomendou o uso do Condroflex sache, porém o Artrolive é mais em conta, resumindo acho que é a mesma coisa. A dúvida é o fará efeito mais rápido.

Tatiana, Vida Arte e Sonhos disse...

Bom dia,

Dr. Tenho condromalácia patelar e hiperpressão patelar, meu ortopedista me recomendou o uso do Condroflex sache, porém o Artrolive é mais em conta, resumindo acho que é a mesma coisa. A dúvida é o fará efeito mais rápido.

Unknown disse...

Boa tarde Dr. gostaria de saber se existe no mercado algum remédio generico do condroflex?? obrigada aline

Aline Wenzel disse...

Boa tarde gostaria de saber se existe um medicamento generico do condroflex?

obrigada

Unknown disse...

olá dr rafael me fale mais sobre a eficácia do condroflex tenho artrose nos joelhos ja fiz infiltração mas as dores permanece o condroflex me ajudaria com as dores por favor me oriente

Mirtes disse...

Boa noite Dr., vc poderia me dizer se condroflex sache é igual ao de capsúlas? Tenho artrose no quadril e preciso tomar essa medicação, mas o sache é mais caro, vc poderia me tirar essa dúvida?
mirtescris@hotmail.com

Obrigada
Mirtes

Sara Noádia disse...

Dr. Rafael,
Há alguns meses minha vem se queixando de dor nos pés e dizendo que não consegue mais movimentar os dedos dos pés. Tem muita dificuldade para andar. Estou muito preocupada. Nós não temos plano de saúde e fica muito complicado para poder conseguir uma consulta e ser diagnosticado isso. Eu com minhas pesquisas suspeitei do que poderia ser e gostei muito de suas explicações. Gostaria de uma ajuda sua, pelo que relatei o que o senhor acha que é? .. Há alguma coisa que eu possa fazer pra ajuda-la? Fisioterapia? Exercício físico?
Desde já agradeço sua atenção.
Sara Noádia

Unknown disse...

Boa tarde, DR. Rafael.
Fui diagnosticado com condropatia patelar nos dois joelhos, e gostaria de saber se o medicamento mobility tem a mesma função e eficácia do medicamento artrolive.
Obrigado.

Luiz Gustavo.

Max Carvalho disse...

Olá Dr. Rafael,

Estou acometido de condropatia patelar de grau II e, segundo orientação do meu ortopedista, estou iniciando o tratamento com os seguintes medicamentos :

* Condroflex Pó para Solução Oral
(Sulfato de glicosamina 1,5g + sulfato de condroitina 1,2g)
1x ao dia, em jejum.

* Lyrica Cápsulas
Pregabalina 75m
2x ao dia, 12 e 12hs, no almoço e após o jantar

Ocorre, porém, que estes medicamentos são muito caros.

O condroflex ainda tem desconto do laboratório através do programa "Mexa-se contra a artrose".

Quanto ao Lyric, é caro e não sei se tem desconto do laboratório.

Por acaso existe genérico de algum dos medicamentos acima ?

É possível fazer o tratamento com o uso deste(s) genérico(s) ? Dá para confiar ?

Sua resposta será de muita importância para mim.

Muito obrigado pela atenção.

Max Carvalho

Anônimo disse...

eu sinto mt dor fiz exame e deu artrose mas eu creio q tenho tbm artrite e ou fibromialgia mas n to tratando os médicos ak n deu nem o diagnostico so sei pq busquei n net no dr gogle kkkkgente entra n site da ultrafarma la e mt barato e tbm vc pode tirar suas duvidas sobre remédio genérico e valores ok e só uma dica